A alguns dias venho brigando com a instalação de um novo VMWARE Server, mas a briga é mais minha do que uma briga declarada (se é que me entendem), o fato é que decidi melhorar um dos servers que hospeda 3 máquinas virtuais importantes para a operação da minha empresa e neste caminho encontrei alguns percalços, muitos deles causados por mim mesmo, por exemplo, HDs estropiados, incompatibilidade de motherboard e processador, versões de OS e aplicações que não se entendem, bom, enfim, uns tantos quantos que me motivaram deixar alguns registros desta odisseia. 🙂
Um deles e do qual este post leva o título, foi o fato de copiar as maquinas virtuais coloca-las no diretório das máquinas do VM e tchâ, tchâ, tchâ, tchâ… Quando fui rodar as máquinas pelo VM WebAccess me apareceu a bendita mensagem:
“Cannot open the disk ‘Virtual MachinesVMwaremaquina.vmdk’ or one of the snapshot disks it depends on. Reason: Failed to lock the file.”
Depois de alguma pesquisa descobri que o VM gera alguns arquivos indicando o estado de tempo de execução das máquinas virtuais, ou seja, quando copiei os arquivos das maquinas virtuais copiei junto estes arquivos de extensão *.lck (LCK) e quando você tenta iniciar a máquina o VM entende que já existe uma sessão dasta máquina rodando.
E ai você se pergunta… O que fazer?
Simples, basta apagar estes arquivos e os mesmos serão gerados automaticamente na próxima vez que você iniciar a respectiva máquina virtual.
Faça isso, vá lá e confira você mesmo. A máquina virtual vai iniciar na hora. 🙂
Sobre a incompatibilidade da motherboard e proc, vou só citar rapidamente (pode ser que escreva mais sobre isso uma hora).
O que ocorreu foi:
Com todas essas versões de processadores da Intel, Sandy Bridge, Ivy Bridge e tantos outros é preciso tomar muito cuidado na hora de casar placa mãe e processador, veja que no meu caso eu já tinha uma placa mãe para processadores da segunda geração geração Core i da Intel, cuja placa possui o socket 1155, mas ai vem o detalhe, os processadores Core i da terceira geração também são para sockets 1155. E o que aconteceu? É… pois é… Você acha que na hora de comprar um fui ver se era 2ª ou 3ª geração? Claro que não, simplesmente vi, “ah é 1155 vai ele mesmo”, pois é… então fica a dica “Cuidado na hora de casar motherboard e processador da família Core i”.
Ah, a última coisinha só pra ficar mais esta dica é a seguinte:
VMWare Server 2.0 não roda em CentOS 6, pelo menos comigo não foi de jeito nenhum, se alguém tiver mais informações sobre isso comenta ai.
Abraços!